Dicas Sociedade Variedades

Vai viajar? Confia dicas para deixar a casa em seguraça

As férias chegaram e quem vai viajar precisa se precaver para evitar aborrecimentos. Uma dessas preocupações é com o que fica – a casa fechada. O risco de deixar o lar desprotegido nas férias é alto, especialmente porque é nesta época do ano – entre dezembro e janeiro – que o número de roubos e assaltos aumenta, pelo que noticiam todos os dias os jornais. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aproveitar a viagem com tranquilidade, sabendo que está tudo em ordem em casa.

Não alardeie

Não comente com estranhos ou em redes sociais públicas que planeja viajar. Caso tenha um amigo ou vizinho de confiança, informe os planos de viajar e peça que ele fique atento a qualquer movimentação suspeita na residência. O ideal é deixar as chaves com alguém de confiança para recolher a correspondência e regar as plantas, evitando demonstrar que a casa está vazia.

Luzes e Eletrônicos

Deixar as luzes acessas durante toda a viagem chama a atenção durante o dia, indicando ausência de pessoas. O ideal é instalar temporizadores que controlam o acendimento ou uma uma lâmpada de fotocélula, que fica acessa quando está escuro e apaga quando detecta claridade. Todos os aparelhos eletrônicos devem ser retirados da tomada, evitando que sejam danificados em caso de sobrecarga elétrica. A geladeira deve estar vazia, impedindo que alimentos estraguem.

Animais

Se você tem animais de estimação tem que escolher a maneira mais adequada para lidar com o pet. Uma opção é deixar com alguém de confiança, um familiar ou amigo que possa hospedar o bichinho ou ir até a sua casa alimentar e limpar o local onde ele dorme. Outra possibilidade é deixá-lo em um hotel próprio para animais, alguns inclusive já permitem ao dono acompanhar como está o hóspede pet à distância com a ajuda de aplicativos de celular.

Trancas

Outras dicas simples são: não deixar o cadeado para o lado de fora, fechar bem cortinas, persianas, portas e janelas e os registros de água e gás. Não deixe dinheiro e joias em casa. Se preciso, alugue um cofre em um banco por um período. Desligue também o motor do portão e deixe-o trancado.

Por Camila Mitye
Equipe Zap

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *