Fibra Internet Sociedade Variedades

Tradicional festa marca o início da colheita do capim dourado no Jalapão

Todos os anos, no mês de setembro, homens e mulheres do povoado quilombola da Comunidade Mumbuca, na região do Jalapão, realizam a tradicional Festa da Colheita do Capim Dourado. É um marco temporal que anuncia o início da colheita da matéria-prima do artesanato que é a fonte de renda de muitas famílias e patrimônio cultural do Tocantins. A forma de trabalhar o capim de cor áurea é passada de avós, pais e mães para as gerações mais jovens, mantendo vivo o conhecimento.

A coleta, que é feita mediante licença emitida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), é regulamentada para garantir o manejo sustentável do capim, garantindo sua conservação. Assim, ele continua brotando de forma espontânea e abastecendo os artesãos e artesãs. Do trabalho artesanal nascem peças decorativas como mandalas e quadros, além de chapéus, brincos e colares que encantam turistas do mundo inteiro.

O capim dourado é um símbolo do Jalapão e a Festa da Colheita tem se tornado cada vez mais um evento para valorizar as origens do artesanato e sua importância pra sobrevivência das pessoas que dele dependem. Durante as comemorações, os visitantes podem conhecer mais sobre a história com apresentações culturais e conhecem de perto o processo de produção do artesanato, desde a colheita até a finalização das peças.

Festa da Colheita do Capim Dourado (Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins)

O capim

O capim dourado (Syngonanthus nitens) é uma haste brilhante com uma pequena flor branca na ponta da família das sempre-vivas. De longe, parece um tipo de grama que reluz em meio à vegetação do semiárido, mas, apesar do nome, não é um tipo de capim, ou seja, não pertence à família das gramíneas. Ele ocorre nas veredas em praticamente todo o Cerrado do Brasil, em maior quantidade no Jalapão. Pelas mãos das artesãs da região, a palha é meticulosamente trabalhada se transformando em cestos, bolsas, biojoias e objetos de decoração que garantem renda a centenas de famílias.

Fibra

De forma pioneira, a Zap Telecom está levando internet fibra óptica para a região do Jalapão. A iniciativa rompe uma barreira tecnológica que separa quem vive nas cidades portais do Jalapão do mundo, assim como impede que a experiência do turista não seja totalmente satisfatória. O pré-cadastro para instalação da fibra assim que estiver disponível, para clientes residenciais e corporativos, pode ser realizado no endereço www.zaptelecom.com.br. Clientes de Ponte Alta do Tocantins já podem fazer o pré-cadastro para instalação em breve.

A chegada da fibra óptica da Zap abre novas possibilidades para o turismo no Jalapão. Já dá até pra imaginar a transmissão ao vivo da Festa da Colheita do Capim Dourado direto da comunidade. E assim, a tecnologia se encontra de forma harmoniosa com a tradição.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossas consultoras de vendas estão disponíveis também pelo Whatsapp.
👋 Olá, já escolheu seu plano?