Internet Sociedade Variedades

Redes sociais investem em novo design para facilitar a visualização e a interação

As redes sociais estão sempre trabalhando para melhorar a experiência de seus milhões de usuários, especialmente no que diz respeito ao layout de navegação. O YouTube, por exemplo, aplicou uma série de modificações em sua página nesta semana, investindo em um layout com ferramentas que facilitam a interação dos usuários na plataforma. A novidade chegou tanto para quem acessa o YouTube pelo desktop quanto para aplicativos no Android e no iOS.

A partir de agora, as prévias dos vídeos aparecem maiores e com os títulos mais visíveis. Além de mais espaço, as recomendações também ganham ícones, para facilitar a identificação dos canais que publicaram aquele vídeo destacado. Tudo isso, segundo a rede, para facilitar a visualização.

Duas novas ferramentas ajudam na personalização do conteúdo e uma delas permite colocar um vídeo em destaque na fila de reprodução, anteriormente era possível somente agendar para “Assistir mais tarde”. A outra novidade é a possibilidade de rejeitar recomendações indesejadas de uma maneira mais fácil, principalmente nos dispositivos móveis (tablets e smartphones). Basta selecionar os três pontinhos no canto do título e escolher “Não recomendar esse canal”.

Facebook

Outra rede que por enquanto está apenas testando novidades no layout é o Facebook. A rede social com 2,3 bilhões de usuários testa um novo design de seu aplicativo para smartphones. A mudança é significativa principalmente em relação ao novo menu de opções. Com um botão central inferior que traz a letra “f”, que caracteriza a rede, o novo menu permite que o usuário acesse as mesmas opções que antes eram disponibilizadas no canto superior direito.

As opções de acesso disponíveis no menu ganharam rótulos brancos e o fundo um tom de azul, o que facilita a seleção especialmente em smartphones e tablets. Além disso, o acesso ao seu perfil e à busca ficaram também mais fáceis, na parte superior. As alterações ainda estariam em caráter de teste, por isso não há informações sobre uma possível atualização e quando isso poderia ocorrer.

Por Camila Mitye
Equipe Zap