Fibra Internet Planos

Quais as vantagens da internet fibra óptica?

Se você ainda tem dúvidas sobre por que a internet fibra óptica é a melhor opção, neste post vamos destacar as vantagens deste que é o melhor tipo de conexão disponível no mercado atualmente. Parece contraditório que algo da espessura de um fio de cabelo, que transmite dados por meio da luz, seja a maneira mais estável e sem interferências para se conectar à internet, mas sim, a fibra óptica representa a evolução da tecnologia e hoje é completamente acessível.

 

Alta capacidade de banda

Desde que a internet se popularizou e chegou aos escritórios e casas pelo mundo, a capacidade de banda e a velocidade entregue ao público sempre foi um fator importante na hora de contratar o serviço.

Essa é uma das vantagens da fibra óptica, que possui alta capacidade de banda, diferente das demais tecnologias (rádio, adsl, etc.), que são limitadas. A velocidade de transmissão na fibra óptica é mais rápida do que nas conexões por fios de cobre, podendo chegar a Tb/s (terabytes transferidos por segundo).

 

Pouca interferência

A estrutura de internet fibra óptica é imune a interferências externas. Por trabalhar com a transmissão de dados por meio da luz, a fibra óptica não sofre interferência eletromagnética. Desta forma, uma tempestade com raios por exemplo não exerce interferência sobre a estrutura, mantendo-a protegida e a conexão estabilizada.

O sinal da fibra óptica não se degrada com essas interferências pois seus dados são transmitidos através da luz em um meio dielétrico (vidro), diferente dos cabos convencionais de cobre que são condutores de eletricidade.

 

Baixa Latência

A latência que garante a qualidade na velocidade da internet e é contabilizada pelo famoso “ping” (o tempo que leva para um sinal ser enviado a partir de um ponto para outro e realizar o trajeto de volta).

Se ela estiver alta, significa um atraso na velocidade, ou seja, o tempo que os dados levam para percorrer de um ponto ao outro está demorando mais do que o normal. Congestionamento de rede, equipamentos ruins e firewalls são alguns dos fatores que podem contribuir para que a latência esteja alta.

Mas um fator determinante é o tipo de transmissão e a fibra óptica é o que possui menor taxa de latência, o que assegura alta velocidade de download e upload de dados.

 

Mais estabilidade

Com o alto consumo de serviços como o streaming, que depende de muita banda, a estabilidade passou a ser ainda mais importante numa conexão à internet. A fibra óptica é diferencial neste ponto, mais estável, consegue transmitir dados de maneira constante, rodando com mais facilidade vídeos, jogos e lives. Essa estabilidade se dá também pelos fatores listados anteriormente, como a pouca interferência e a baixa latência.

 

Facilidade na instalação e construção de redes de longa distância

Com cabos mais flexíveis e de menor diâmetro, a instalação da rede de fibra óptica é bem mais fácil. Isso porque para aumentar a capacidade de transmissão dos cabos de cobre geralmente aumenta-se o diâmetro dos condutores, o que os torna mais espessos e rígidos, dificultando a instalação. Além disso, a estrutura de fibra óptica pode ser lançada por vários quilômetros, sem prejuízo de sinal, e até mesmo atravessar o fundo de rios e oceanos.

 

Qualidade superior ao cabo

Já deu pra perceber que a fibra óptica tem qualidade muito superior e é um tipo de conexão mais rápida porque utiliza a luz como transmissão de dados. O resultado é uma internet mais rápida e mais eficiente. Entre em contato com a Zap Telecom e saiba mais sobre os planos de internet fibra óptica disponíveis para sua região.

 

Por Camila Mitye

Equipe Zap