Sem categoria

Provedores de internet: Mercado, posicionamento e tendências

CEO da Zap Telecom ministra palestra na ExpoISP Brasil Expedição Palmas 2022

Como se posicionar num mercado que passa por um momento de alta demanda e intenso crescimento no Brasil? Essa foi uma das reflexões levadas pelo CEO da Zap Telecom, Aureliano Arantes, ao seminário da EXPOISP Expedição, que aconteceu pela segunda vez em Palmas, capital do Tocantins, na quinta-feira, 24 de fevereiro. Convidado para dividir sua experiência de 18 anos no mercado de telecomunicações no Norte do país, Aureliano falou sobre tendências, evolução tecnológica e estratégias de mercado.

Provocadora, a palestra envolveu o público presente no evento numa viagem pela trajetória da Zap Telecom, ISP que nasceu regional mas que segue em plena expansão. Do início conturbado, em 2004, até o atual momento, ocupando espaço relevante no market share nos estados do Tocantins e do Pará, Aureliano dividiu os ensinamentos que a jornada lhe proporcionou. “Eu aprendi que tinha que ser mais do que um técnico, eu tinha que me tornar um administrador, um empresário. E para isso é preciso muita dedicação, conhecimento e informação, além da experiência dos anos de trabalho”, ressaltou.

Aureliano Arantes trouxe reflexões sobre o mercado de telecomunicações
(Foto: Divulgação/ExpoISP Expedição)

Segundo o líder da Zap, se enxergar como empresário e assumir esse papel é fundamental, afinal, “muitos donos de ISP começaram do zero, assim como eu, e cresceram sem perceber que administrar um provedor é manter um negócio, com tudo que ele exige. Números, equipe, processos, organização, planejamento, pesquisa de mercado e atendimento ao cliente, são detalhes que fazem toda a diferença”.

A pressão imposta pela chegada do 5G aos ISP’s, a nova fronteira digital que chega com o metaverso e os avanços tecnológicos também foram destaques da apresentação. “Temos um cenário favorável de crescimento e oportunidades pela frente. A demanda por internet fixa de qualidade será cada vez maior, temos que estar prontos para oferecer às pessoas a possibilidade de viver tudo o que o metaverso, que será um divisor de águas, vai oferecer”, alertou. Quanto ao 5G, Arantes considera como algo positivo: além de ser restrito à internet móvel, a tecnologia não deve concorrer com a fibra óptica residencial tanto pela confiabilidade do consumidor quanto pela possibilidade da oferta de serviços de valor agregado (SVA) pelos ISP’s, por exemplo.

EXPOISP Expedição

A EXPOISP Expedição reuniu os principais provedores de internet e operadoras regionais em Palmas para um intenso networking. O evento promoveu palestras e reuniu profissionais, empresários e especialistas em ISP para apresentar as principais tendências e avanços do setor, contribuindo para a formação dos participantes e preparando-os para oportunidades de crescimento.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos consultores de vendas estão disponíveis também pelo Whatsapp.
👋 Olá, já escolheu seu plano?