Internet Sociedade

Protocolo que deu a cara da internet, World Wide Web completa 30 anos

Não dava pra imaginar onde a internet poderia chegar quando, em 1989, Tim Berners-Lee publicou um documento chamado “Information Management: A Proposal” (Gerenciamento de Informação: Uma Proposta, tradução livre). Foi o nascimento da World Wide Web, que viria a se tornar a rede mundial de computadores, uma revolução que, é preciso reconhecer, mudou para sempre a história da humanidade.

A iniciativa se transformaria em dezembro de 1990 com o primeiro navegador, site e servidor, que começaram a funcionar coincidindo com o Natal, para quando o físico especializado em ciências da computação já tinha definido os conceitos básicos do que seriam os códigos html, http e URL.

Essa verdadeira teia foi a porta de entrada do grande público para a internet, um mundo novo cheio de descobertas, sites interligados que trariam mudanças definitivas na maneira de executar diversas atividades, como estudar, trabalhar e se divertir. A arquitetura criada por Berners-Lee foi a espinha dorsal, a base para a era da informação que foi iniciada com o advento da internet.

Hoje, a internet é mais do que um emaranhado de links contendo texto, imagens e vídeos – a ascensão dos smartphones trouxe para a programação uma nova dinâmica. A internet ganhou aplicações e ferramentas num ecossistema que, apesar de muitas vezes se alimentar do sistema de sites e links pensados por Tim Berners-Lee, trouxe novos hábitos de navegação, com outras linguagens.

O que nos espera no futuro ainda é difícil saber, mas já dá pra imaginar o que vem por aí (e um pouco já está acontecendo) como a internet das coisas, realidade virtual aumentada e a digitalização dos serviços tomando cada vez mais espaço no mundo físico. Prova de que a “teia” imaginada por Berners-Lee há 30 anos foi mesmo o princípio de um novo mundo baseado na revolução digital.

Zap Telecom

Além da celebração dos 30 anos de lançamento do protocolo da Web, o ano de 2019 também é um marco para a Zap Telecom – afinal, em outubro o provedor completa 15 anos em atividade. Para comemorar a chegada desta data, faremos uma série de posts especiais trazendo um pouco da história da empresa, sua atuação e reflexões sobre o uso da internet, sua necessidade em nosso dia-a-dia e outros temas não menos importantes. Fique ligado e comemore com a gente.

Por Camila Mitye
Equipe Zap

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *