Internet Sociedade Variedades

Porque não conseguimos viver sem nossos smartphones?

Se você não consegue ficar longe do seu smartphone, talvez já tenha sofrido uma sensação de nomofobia, que é o pavor de estar distante do aparelho. O vício em tecnologia, principalmente nos smartphones conectados à internet, já pode ser algo característico da sociedade contemporânea. Quase todos nós, de jovens a idosos, vivemos grudados neles, seja para realizar tarefas ou por pura diversão. Uma pesquisa da consultoria inglesa Tecmark contabilizou: pegamos nos smartphones, em média, 221 vezes por dia. Já o número de toques diários no aparelho chega a 2.600, segundo a empresa de pesquisa Dscout Research.

Outro número que diz muito sobre os hábitos digitais da população é o tempo de permanência na rede. Neste quesito, o Brasil é um dos campeões mundiais: está em terceiro lugar. De acordo com os dados levantados pela Hootsuite e We Are Social, o internauta brasileiro fica, em média, nove horas e 14 minutos por dia conectado. O número coloca o país atrás apenas de Tailândia (com nove horas e 38 minutos) e Filipinas (com nove horas e 24 minutos).

Já o levantamento divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil em julho deste ano trouxe uma informação que confirma esse vício pelos smartphones: 49% dos internautas brasileiros utilizam exclusivamente o telefone celular para acessar a rede, superando o acesso via computador e celular, que ficou em 47%. Além disso, o Brasil superou a marca de um smartphone por habitante e hoje conta com 220 milhões de celulares inteligentes, de acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV- SP), divulgada em 2018.

É fato, os aparelhos de mão facilitam muito a nossa vida. Com ele fazemos compras de qualquer lugar, transações bancárias sem precisar pegar filas em bancos, enviamos e-mails e mensagens instantâneas, fazemos fotos e vídeos registrando qualquer situação, entre diversas outras possibilidades. São ferramentas que trouxeram praticidade, reduziram prazos e encurtaram distâncias.

Todos os dados apontados aqui demonstram as transformações pelas quais a sociedade continua passando, guiadas pela evolução da tecnologia da informação. Somadas ao upgrade tecnológico dos aparelhos que utilizamos pra acessar a rede, a internet das coisas (IoT) e a realidade virtual são avanços cada vez mais próximos do dia-a-dia das pessoas. O desafio será saber incorporar toda essa tecnologia às nossas vidas com moderação e ética.

Por Camila Mitye
Equipe Zap

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *