Sociedade Variedades

O que esperar de 2021?

Planos, metas e resoluções. Quem nunca começou uma lista assim na virada do ano? A gente sabe que do dia 31 de dezembro de um ano para o 1° de janeiro do ano seguinte não acontece nenhuma mágica que faz tudo ficar diferente. Mas a ideia de começar um novo ciclo de 365 dias traz consigo a ideia de oportunidade, de repensar velhos hábitos e encarar novos.

Porém, 2020 foi um ano desafiador. Milhares de famílias perderam entes queridos devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), tantas outras fecharam suas empresas devido às medidas de contenção e muitos perderam os empregos. A realidade se reflete nos números levantados pelo instituto Ipsos, que ouviu com 23 mil pessoas, com idades entre 16 e 74 anos, em 31 países, entre 23 de outubro e 6 de novembro de 2020. No resultado da pesquisa, 72% dos participantes do Brasil disseram que 2020 foi um ano ruim para si e suas famílias. A média global foi de 70%.

Teria sido, então, um ano perdido? O historiador Leandro Karnal, questionado sobre isso em uma live em seu canal no YouTube, defendeu que todo ano, mesmo perdido, é um ano de transformação e de aprendizado. “Existe dor pelas mortes, existe dor pela crise econômica e pela escassez de empregos, mas como o futuro pertence a quem é capaz de enfrentar problemas, é resiliente e se adapta a crises, de alguma forma 2020 foi um ano que nos preparou muito para o futuro. Mas é claro, para muitos brasileiros este foi mais um capítulo de sofrimento em um país de desigualdes brutais”, afirmou.

Por outro lado, no mesmo levantamento, 81% dos brasileiros disseram esperar um 2021 melhor para si e suas famílias. E mais da metade dos entrevistados, 60%, disseram ainda que o desempenho da economia global será melhor no próximo ano.

Os desafios no novo ano não serão fáceis. Entre eles, alunos e professores terão que correr atrás do tempo perdido. Talvez seja a Educação a área que mais precisará se adaptar daqui para o futuro, afinal, é preciso encarar as necessidades de evoluir o ensino tradicional para o mundo digital de forma democrática e inovadora.

Tantas outras áreas começam o novo ano projetando as novas formas de realizar seus processos, ou maneiras de adaptar as antigas. Trabalho, lazer e família, tudo que foi interrompido ou distanciado aos poucos deve ser retomado com a perspectiva da vacinação. A sensação é que as pessoas mal podem esperar para que isso aconteça logo.

Não dá pra saber se 2021 será mais fácil, se o tal “novo normal” veio pra ficar ou se podemos sonhar com um retorno ao antigo modo de viver ainda no ano que vem. Mas uma coisa é certa: ninguém tem mais tempo a perder. 2021 pode ser, então, um ano de muitas realizações.

Por Camila Mitye
Equipe Zap

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de vendas está on-line pra te ajudar agora mesmo!
👋 Olá!, Assine já seu plano Fibra