Internet Sociedade Variedades

O futuro que está chegando com a tecnologia 5G

A tecnologia 5G é uma realidade entre nós. Da promessa dos downloads super rápidos, a experiência de jogar sem lag, a popularização da internet das coisas (IoT) e da realidade virtual aumentada até a transformação da mobilidade urbana e o modo como viveremos e trabalharemos, desafios e perspectivas que a cada dia deixam de ser apenas fantasias nos filmes e passam a ser reais com a chegada da quinta geração da rede móvel de internet. Neste post, trazemos alguns pontos importantes sobre o 5G para que você fique por dentro e se prepare para um futuro em que tudo estará conectado.

G o quê?

Há anos que você ouve falar em 2G, 3G, 4G e agora o 5G, mas afinal, o que significa isso? O G em questão representa as gerações de padrões para redes móveis e é o sucessor dos padrões anteriores, sendo o avanço representado a cada mudança de numeração. Isso quer dizer que quando a primeira geração de telefones móveis surgiu, no final da década de 1970, a tecnologia ainda era de primeira geração, ou seja, 1G. Ao longo dos anos, a tecnologia deu um salto e a forma como as inovações foram sendo incorporadas ao nosso dia a dia foi ditada pelas gerações. Foi na segunda geração, o 2G, que começamos a disparar mensagens do tipo SMS. A internet móvel finalmente chegou na era 3G, sendo aprimorada na quarta geração, com a chegada do streaming e do GPS, por exemplo. E agora, na quinta geração, a humanidade se prepara para mais um salto rumo a novas fronteiras tecnológicas, das cidades inteligentes, a internet das coisas e a realidade virtual.

Leilão bilionário

Depois de muita expectativa, o leilão aconteceu em novembro de 2021 e resultou na venda de 85% das radiofrequências, arrecadando R$ 47,2 bilhões de reais. A aquisição das frequências está condicionada a algumas contrapartidas por parte das empresas compradoras, como por exemplo a expansão da rede 5G para o interior do país, especialmente municípios pequenos, e a implementação de programas que incluam a internet de alta velocidade em escolas públicas. Assim, há uma intenção de reduzir a barreira tecnológica que isola as cidades menores e a desigualdade social que está refletida também na falta de acesso a uma comunicação veloz e eficiente.

Mais velocidade, menos latência

Assim que estiver amplamente disponível, a tecnologia 5G vai revolucionar o modo como as pessoas utilizam a internet móvel. Em linhas gerais, a estimativa é de um aumento de mais de 100 vezes na velocidade da internet em comparação ao 4G. Quanto à latência – o tempo gasto (medido em milissegundos) para seu dispositivo obter uma resposta da torre de celular ou do link de rádio da conexão, incluindo o envio de mensagens, dados e outros comandos – a promessa é que esteja entre 5ms e 20ms, o que permitirá tempos de resposta mínimos entre as redes e os aparelhos. Alguns otimistas projetam um ping de 1ms (um piscar de olhos) com o avanço da tecnologia em um intervalo de 10 anos. Para se ter uma ideia do que isso representa, a latência das redes 4G varia entre 30ms e 70ms.

Com o 5G, a internet móvel ganha mais velocidade e estabilidade (Foto: Frederik Lipfert/Unsplash)

O futuro é agora

Todo esse pacote tecnológico que resulta em mais velocidade e baixa latência é fundamental para as inovações que exigem respostas de comando em tempo real, como o caso de cirurgias realizadas de forma remota com o auxílio de braços mecânicos ou o controle de veículos autônomos e o controle do tráfego, transformando a mobilidade urbana. As cidades inteligentes são uma realidade cada vez mais próxima com a tecnologia 5G, afinal, uma rede potente é fundamental para as inúmeras possibilidades oferecidas com o avanço da mecatrônica e da tecnologia da informação.

Com uma infraestrutura robusta será possível usufruir de inovações como máquinas agrícolas high tech de alta produtividade, controle remoto e uso de drones, além de popularizar ainda mais a internet das coisas (IoT) e as experiências com realidade aumentada (e seus acessórios, como os óculos interativos). O mundo precisará de uma rede não apenas mais rápida, mas estável e confiável, com suporte a um grande número de dispositivos conectados.

Quando eu vou ter acesso?

Após o leilão, especialistas estimam que ainda pode levar de 2 a 4 anos para a implementação da tecnologia 5G no Brasil. Segundo a Anatel, o prazo de implantação para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes é julho de 2029. A princípio, o acesso deve ser bastante restrito devido a dois fatores: a cobertura limitada às capitais (e inicialmente apenas em alguns pontos) e a incompatibilidade dos aparelhos celulares. Apenas alguns modelos disponíveis no mercado – os mais caros, diga-se de passagem – são compatíveis com a tecnologia 5G. Mas não é preciso pressa, afinal, as redes de segunda, terceira e quarta gerações continuarão a funcionar normalmente.

E o Wi-Fi da minha casa, o que muda?

A cobertura 5G do país vai demandar ainda mais investimentos em uma tecnologia já utilizada em boa parte dos domicílios brasileiros: a fibra óptica. Estima-se que a necessidade de se instalar mais cabos de fibra óptica nas cidades para alimentação das antenas 5G pode acelerar toda a infraestrutura, trazendo benefícios também para a chamada internet fixa. A nova fronteira digital vai possibilitar uma integração ainda maior entre as casas, empresas, indústrias, hospitais, etc, e as cidades, fazendo da internet banda larga fixa de alta qualidade algo indispensável. Com o avanço do setor de telecomunicações, a perspectiva é que possamos vivenciar ainda mais o melhor da experiência online, dentro ou fora de casa.

Viva a melhor experiência com a internet fibra óptica da Zap Telecom

Prepare-se para viver todas as possibilidades que essa nova revolução digital promete. Com a Zap Telecom você tem os melhores planos de internet 100% fibra óptica com bônus de velocidade e muitos benefícios. Ligue 0800 646 0048 e saiba mais sobre os planos e condições que só a Zap Telecom oferece.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos consultores de vendas estão disponíveis também pelo Whatsapp.
👋 Olá, já escolheu seu plano?