Internet Sociedade Variedades

Novo serviço dos Correios deve facilitar importação de produtos

Os Correios lançaram na última terça-feira, 29, uma solução para facilitar as compras em sites estrangeiros. Chamado de Compra Fora, o serviço permite que o consumidor utilize um endereço de outro país para adquirir de forma legal mercadorias que não têm frete para o Brasil e a entrega é intermediada pelos Correios até um endereço nacional.

O cadastro dá direito a uma conta grátis com um endereço nos EUA, além do CEP para entrega do pacote em território brasileiro. Além disso, é possível saber o custo exato de frete e impostos antes da encomenda chegar ao Brasil. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito (valores referentes a impostos só eram aceitos pelos Correios em dinheiro) e é possível rastrear a encomenda normalmente.

Na prática, os Correios recebem sua encomenda no depósito e encaminham para o Brasil logo em seguida, após o pagamento do frete internacional e dos impostos. O valor do frete varia conforme o peso do produto comprado no exterior, sendo classificado em normal, mais demorado, porém mais barato, e rápido, que chega antes a um custo maior.

A alíquota única do Imposto de Importação, de 60% sob o valor do produto mais frete, é aplicada pelos Correios no Compra Fora. Lembrando ainda que compras feitas com cartão de crédito podem estar sujeitas a IOF.

A dica para quem se interessa é pesquisar o valor total de aquisição de um produto pelo serviço em comparação às lojas nacionais, já que com a quantidade de impostos praticados no Brasil, a importação pelo Compra Fora (mesmo com todos os custos de tarifa e frete) pode ficar mais em conta.

Por Camila Mitye
Equipe Zap

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *