Internet Sociedade Variedades

Mundo conectado: As tendências antecipadas pela pandemia

O ano de 2020 certamente entrará para a história. Não apenas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que ceifou vidas pelo mundo todo, mas também pela percepção do imenso espaço ocupado pela tecnologia na rotina da humanidade. Seria, então, o tal “novo normal”, um “normal digital”?

O distanciamento social, uma das medidas não farmacológicas mais eficazes para evitar a proliferação de um vírus altamente contagioso, provocou um boom na procura pelos serviços de reuniões virtuais. Com parte da equipe dos escritórios em casa, as reuniões passaram para o mundo digital. Reflexo disso foi o aumento de quase 200% da receita do Zoom, um dos serviços mais conhecidos da categoria, que foi contratado por mais 265 mil empresas só no primeiro trimestre de 2020.

A mobilidade do trabalho, também conhecida como workshifting, é algo apontado como tendência há anos por projeções de futuro. Ela se baseia na flexibilização do local e horário de trabalho dos funcionários com o suporte da internet e da tecnologia de computadores e smartphones. Mas o ano de 2020 antecipou de maneira abrupta a tendência e muitas empresas e organizações simplesmente não estavam preparadas para isso. Contudo, os resultados tanto na economia de recursos quanto na produtividade das pessoas, que se sentiram mais seguras trabalhando de casa, devem impulsionar esse modelo de trabalho para além da pandemia, de forma acordada e planejada.

Escolas

As escolas brasileiras passaram grande parte de 2020 fechadas e em alguns estados ainda não retornaram completamente. Para não interromper o ano letivo, a internet foi a grande aliada de professores e estudantes, que tiveram que reinventar o modo de ensinar e aprender. Uma lição disso tudo para a educação é que é preciso adaptar a escola para o futuro que está cada vez mais próximo.

Essa adaptação passa pelo currículo mas exige principalmente a visão de que, no mundo conectado em que vivemos, não dá para continuar ensinando da mesma forma que há 50 anos atrás. É preciso capacitar os professores para dominar linguagens e tecnologias que os estudantes já conhecem desde bebês. Levar a escola para plataformas digitais, integrando a vida social física com a digital, é um desafio sim, mas algo que pode preparar a comunidade escolar para o que virá pela frente. Para as escolas públicas, é claro, o investimento em tecnologias para a educação por parte do poder público é fundamental.

Compras

Se fazer compras pela internet ainda era uma barreira para algumas pessoas, com as lojas fechadas durante boa parte da pandemia isso acabou mudando. O e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, a maior alta em 20 anos (Webshoppers, estudo da Ebit|Nielsen). A venda de alimentos, produtos de consumo diários e a entrada desses novos consumidores impulsionaram as vendas online no ano passado. Quem não se adaptou à revolução digital acabou fechando as portas – segundo o IBGE, 716.000 empresas fecharam as portas desde o início da pandemia no Brasil, uma triste realidade.

A experiência do usuário durante as compras online é o principal ponto a ser observado para quem quer pegar uma fatia desse bolo. Isso passa pela transparência na hora de apresentar o produto, com fotos, vídeos e medidas; o acesso simplificado por meio de redes sociais, site ou aplicativo; e, claro, o atendimento, que agora ganha ainda mais importância e proximidade com os aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Os shopping centers já reabriram na maior parte do país, mas especialistas apontam que os consumidores não deixarão de comprar pela internet. Uma das tendências é a associação do online com o físico e, claro, o investimento no relacionamento com o cliente.

Internet

Nesta “nova” realidade, com as tendências que se anteciparam, fica claro que a internet é ponto central, a base de qualquer um dos processos que citamos acima. Com a revolução nas formas de trabalhar, ensinar, estudar, vender ou comprar daqui pra frente, estar conectado é essencial.

*A Zap tem planos residenciais e corporativos com internet fibra de alta velocidade e estabilidade. Ligue 0800 646 0048 e saiba mais!*

WeCreativez WhatsApp Support
Nossas consultoras de vendas estão disponíveis também pelo Whatsapp.
👋 Olá, já escolheu seu plano?