Dicas Internet Sociedade Variedades

Motivos para renovar a esperança nesta Páscoa

Não tá fácil pra ninguém. Essa frase tem marcado a vida dos brasileiros desde março de 2020, quando a crise do novo coronavírus (Covid-19) foi promovida à pandemia e os primeiros casos começaram a aparecer por aqui. Depois de um ano, com a chegada (mais lenta do que o necessário, é claro) das vacinas, é preciso manter a esperança, mesmo que tantas vidas tenham sido perdidas. Afinal, a Páscoa é um momento tradicional de renovação de ciclos. Independente do aspecto religioso representado pelo período pascal, manter a mente positiva e confiante em dias melhores no futuro podem ajudar a preservar sua saúde mental e a enfrentar os dias difíceis que vivemos.

Nossos heróis, os cientistas

Se nas histórias fantásticas os heróis cheios de superpoderes surgem para salvar a humanidade diante de grandes ameaças, na vida real nossos salvadores são os cientistas e pesquisadores. Com um vírus mortal altamente contagioso a solta, laboratórios de diversos países se debruçaram para desenvolver algo que freasse a pandemia, uma vacina. O resultado não foi apenas uma, mas diversas vacinas – atualmente existem mais de 260 sendo desenvolvidas, 79 destas já em fase de testes, e nove já sendo aplicadas pelo mundo. De acordo com a última atualização dos dados do vacinômetro, 8,9% da população brasileira já tomou pelo menos uma dose de alguma dessas vacinas.

O recorde de tempo para o desenvolvimento de uma vacina até hoje era a do sarampo – foram dez anos desde a identificação da doença, em 1953, até a aprovação da vacina, em 1963. Uma vacina sair do papel desde a descoberta do vírus até chegar ao braço das pessoas (com o aval das mais importantes agências de regulação do mundo) em menos de dois anos, como observamos agora, é algo totalmente inédito e admirável. Mostra como devemos acreditar na ciência e ter fé nos estudos que continuam sendo desenvolvidos tanto para imunizantes como para tratamentos e formas de evitar a transmissão.

Laços reforçados

A recomendação de ficar em casa ou pelo menos evitar sair à rua quando não for extremamente necessário, evitar aglomerações e manter o distanciamento social trouxe transtornos pra muita gente. O home office forçado veio com uma sensação de que passamos a morar no escritório. As crianças tiveram de aprender a assistir aulas online sem nenhum tipo de preparação pra isso – assim como os professores tiveram que se virar nos 30. Muitas pessoas ficaram isoladas, para não se arriscar ou não colocar os familiares em risco.

Mas tanto tempo em casa, seja confinado com a família, seja isolado dela, pode representar um momento de fortalecimento dos laços. Um vírus terrível como esse, que tirou do nosso convívio tantos idosos, pode também nos ensinar uma lição: a de que é preciso valorizar nossos ancestrais enquanto ainda estão por aqui.

Por outro lado, para as crianças, este será um período marcado na memória. Talvez seja o momento de não se prender tanto ao medo da falta de adaptação do seu filho ao ensino remoto e construir com ele memórias únicas. Rever fotos antigas, assistir seu filme preferido ou acampar na sala. Reforçar os vínculos e valorizar o tempo juntos.

A internet, nossa melhor aliada

Em meio ao caos vivenciado nesses tempos, uma certeza se consolidou: a internet é uma ferramenta fundamental pra sociedade contemporânea. Se ela já estava inserida em diversos processos do nosso dia a dia, com a pandemia ela alcançou o status de indispensável. Mais do que isso – uma conexão de qualidade e estabilidade, com equipamentos modernos e compatíveis, passou a ser item de primeira necessidade de famílias, empresas, sistemas e organizações.

A internet foi e continua sendo o principal canal de informações sobre a Covid-19, desde que ela começou a fazer as primeiras vítimas na China, até hoje em dia, quando compartilhamos o cronograma de vacinação da cidade. Sem a rede mundial de computadores, a comunicação entre os seres humanos seria limitada em tempos de distanciamento e isolamento. Foi com a internet que mantivemos contato com o mundo, que chefes de Estado se reuniram, que acalmamos nossos avós e mantivemos nossos filhos entretidos.

É no ambiente virtual que os estudos científicos sobre o vírus se multiplicam; que os jornalistas divulgam informações confiáveis; que os filmes e séries estão disponíveis com o fechamento dos cinemas; que buscamos conforto espiritual e mental sem igrejas pra ir; que estivemos juntos, mesmo distantes; que compramos e vendemos; que estudamos e ensinamos. Enfim, a internet é, mais do que nunca, uma aliada importantíssima, e com ela vamos sair dessa. Afinal, se você leu esse texto até aqui e conseguiu sentir um pouquinho de esperança, foi com a ajuda dela.

Que você tenha uma Páscoa de muita esperança.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossas consultoras de vendas estão disponíveis também pelo Whatsapp.
👋 Olá, já escolheu seu plano?