Fibra Internet

Fibra óptica: Conexão na velocidade da luz

Desde que foi criada, em 1969, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América com objetivo de descentralizar informações valiosas de forma que não fossem destruídas por bombardeios se estivessem localizadas em um único servidor, a internet percorreu um caminho repleto de transformações para chegar até aqui. Uma delas – e talvez a mais importante – foi o modo de se ligar à rede. Com o avanço das telecomunicações e a convergência tecnológica, hoje é possível conectar-se à rede utilizando formas modernas e que garantem alta velocidade, como a fibra óptica. Mas como ela funciona?

Da espessura de um fio de cabelo, esse fio feito de vidro localizado no interior do cabo consegue transmitir dados em alta velocidade devido à junção de desempenho, resistência e durabilidade. De matéria-prima abundante e grande capacidade de transmissão de dados (utilizando a refração da luz), a fibra óptica não sofre interferências de ondas eletromagnéticas e não corrói e nem oxida como os fios metálicos, além de ser leve e flexível. Transmitindo pulsos de luz ao invés de eletricidade pela fiação, a fibra óptica atinge freqüências muito maiores do que os sinais elétricos de fios de cobre.

Quanto à velocidade de transferência, enquanto as redes com estrutura de fiação de cobre (como as conexões DSL) oferecem velocidades de transferência em média entre os 768 Kb/s (kilobits por segundo) e 1.5 Mb/s (megabits por segundo), podendo chegar a 7 Mb/s em condições ideais, com a fibra óptica as velocidades médias ficam entre 100 e 300 Mb/s, com máximas de até  1 Gb/s.

Comparada aos fios de cobre, essa tecnologia permite o tráfego de um volume muito maior de transmissão de dados. Além disso, como a fibra óptica tem maior resistência, os sinais de rede de Internet são distribuídos sem oscilação e falhas de sinal. É o que há de mais avançado em termos de conectividade disponível no mercado para o consumidor, seja para uso residencial ou comercial.

Zap

A Zap Telecom foi a primeira empresa da região norte do Brasil a implementar uma rede de fibra óptica, a fim de atender usuários empresariais e residenciais, iniciando a operação desse serviço pela cidade de Redenção (PA). Com alto investimento na ampliação da estrutura de fibra óptica nos estados do Pará e Tocantins, a Zap Telecom oferece atualmente opções de planos de internet de alta velocidade utilizando a tecnologia, propiciando uma experiência de navegação única.

Conheça os planos de conexão com internet fibra óptica da Zap Telecom disponíveis para a sua região.

Por Camila Mitye
Equipe Zap

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *