Dicas Internet Sociedade

Ferramentas para home office ou estudar em casa durante a quarentena do coronavírus

coronavirus

Diz aí, o que a pandemia do coronavírus mudou na sua rotina?

Se até um mês atrás o vírus COVID-19 parecia algo distante para os brasileiros, com o número de casos no país aumentando exponencialmente a dinâmica das cidades vem sendo afetada. Tudo, claro, em prol da saúde pública.

Nesse sentido, o isolamento social, mesmo de pessoas não infectadas, pode representar a garantia de que a doença não se espalhe de forma tão intensa, ou pelo menos não rapidamente.

Em diversos pontos do Brasil as aulas nas instituições públicas e privadas estão sendo suspensas, assim como as atividades em escritórios e repartições públicas. Seja total ou parcial, a quarentena tem obrigado as pessoas a reinventarem a forma de executar suas tarefas, à distância e do conforto do lar.

E a internet e suas ferramentas têm sido grandes aliadas neste momento.

Neste post você confere uma lista com aplicativos e recursos online que podem te ajudar a manter os afazeres em dia nos tempos de coronavírus.

Confira!

Google

O Google possui diversas ferramentas que podem ser utilizadas tanto para aprendizagem à distância quanto para reuniões de trabalho. Utilizando recursos como o Gmail, Calendário, Drive, Hangouts Meet e Chat do Hangouts, além do G Suite for Education, é possível trocar informações e interagir online individualmente ou em grupo.

A boa notícia é que todas as ferramentas pagas estão liberadas até 01 de julho, numa iniciativa para incentivar a quarentena. Além disso, o Google anunciou que está trabalhando para suportar o aumento da demanda por livestreaming pública no YouTube.

Chrome Remote Desktop

O recurso nasceu como uma extensão para o navegador Google Chrome, sendo integrada a um app para Android e iOS, para que você pudesse controlar o seu PC remotamente. Hoje é possível fazer o acesso a partir de um site, sendo necessário apenas instalar a extensão na máquina que será acessada. Assim, você pode acessar o computador do trabalho a partir de casa, de forma remota e integrada.

Slack

Este software de comunicação de equipes possui suporte a canais, conversas privadas, integração com serviços externos e diversos outros recursos. O Slack permite realizar diversas tarefas em um único ambiente, facilitando o trabalho e agilizando processos.

Por exemplo: Arquivos do Google Drive e do Dropbox expandem automaticamente, áudios do SoundCloud e vídeos do YouTube ganham um player sem nenhum esforço, é só mandar o link.

Com a plataforma, é possível continuar executando as tarefas do escritório ou da faculdade direto da segurança do seu lar. O software é exclusivo da Microsoft e pode ser gratuito, com funções limitadas, ou pago, com recursos adicionais.

Tomato Timers

Se você se distrai facilmente e acha que não vai conseguir ser produtivo trabalhando ou estudando em casa, o Tomato Timers pode ser um valioso aliado.

O site te ajuda a controlar o tempo em que deve estar 100% focado, baseado em um método famoso de gerenciamento de tempo. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.

Durante o tempo de trabalho, você deve se afastar de qualquer coisa que possa distraí-lo, televisão, música e claro, o aparelho celular, que só poderia ser manuseado nos intervalos de descanso. Você ainda pode criar uma lista de tarefas para controlar o tempo e personalizar o temporizador conforme sua necessidade.

Disponível também em forma de aplicativo para Android e iOS.

 

Por Camila Mitye
Equipe Zap

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *