Internet Sociedade Variedades

Facebook quer integrar mensagens do Instagram Direct com o Messenger

A integração entre duas das redes sociais mais utilizadas no mundo – Facebook e Instagram – cresce um pouco mais a cada dia. Não é novidade pra ninguém que as duas pertencem ao grupo comandado por Mark Zuckerberg, mas quem pensou que ele manteria as duas plataformas com funcionalidades distintas pode ter se enganado. Apesar de ainda funcionarem de maneiras bem diferentes, as duas redes passam cada vez mais a compartilhar recursos e integrar as ferramentas. Prova disso é o que diz o Bloomberg, que afirma ter recebido de fontes a informação de que o Instagram Direct será refeito para se juntar ao Facebook Messenger.

A junção teria a função de, segundo o Bloomberg, fazer com que os usuários conversem entre si não importa o aplicativo escolhido. Conforme anúncio feito por Zuckerber em fevereiro, o WhatsApp (comprado por ele em 2014) também deve ser integrado com o principal objetivo de ampliar a criptografia de ponta a ponta do serviço de mensagens instantâneas para os outros produtos.

A integração entre as plataformas permitiria maior intercâmbio de conteúdo entre elas, o que já acontece parcialmente entre Facebook e Instagram. Porém, o tema não é unanimidade entre os engenheiros do Facebook, já que muitos a consideram uma “tarefa técnica muito pesada”, conforme afirma a publicação.

Caso venha realmente a acontecer, conforme as pistas fornecidas pelo Facebook no início do ano, o projeto de integração deve ser executado em longo prazo, com provável lançamento a partir de 2020 e teste em algumas regiões.

Por Camila Mitye
Equipe Zap