Internet Sociedade Variedades

Facebook celebra o fim de 2018 com vídeo especial e assuntos mais comentados

Celebrando mais um ano que termina, o Facebook liberou, desde a última semana, o tradicional vídeo com os melhores momentos dos usuários na rede social durante o ano de 2018. Além disso, os principais assuntos comentados foram listados. No Brasil, as eleições gerais de outubro lideraram as postagens e debates, enquanto mundialmente, o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, foi o momento mais discutido do ano pela segunda vez consecutiva.

Chamado de “Seu Ano no Facebook”, o vídeo especial com a retrospectiva de cada usuário na rede social foi liberado automaticamente, de forma gradual, para as milhões de contas cadastradas no site. Segundo o Facebook, “o vídeo tem como objetivo destacar momentos especiais deste ano, a partir do que o usuário compartilhou ou foi marcado, e reuni-los em um breve vídeo que pode ser editado e compartilhado.

Já os assuntos que agitaram a rede em 2018, “as eleições brasileiras aparecem inclusive entre os assuntos cívicos que mais geraram conversas globalmente, assim como as eleições legislativas nos Estados Unidos”, informa o Facebook. Em seguida, os temas que mais geraram conversas no Brasil foram Dia Internacional da Mulher, sentença da prisão do presidente Lula, nomeação de Sérgio Moro a Ministro da Justiça e Copa do Mundo.

A comunidade virtual se uniu para celebrar grandes momentos globais em 2018, como A Copa do Mundo (a vitória da França em 15 de julho e a semifinal da Inglaterra contra a Croácia em 11 de julho foram dois dos momentos mais discutidos do ano) e o Casamento Real entre o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle (42 milhões de pessoas postaram sobre a cerimônia, os recém-casados e a grandiosa celebração em 19 de maio).

As grandes perdas do ano também foram registradas pelos algoritmos do Facebook, que mostram um grande número de homenagens após o falecimento de personalidades como Aretha Franklin, Avicii, Dolores O’Riordan do The Cranberries, Stephen Hawking, Anthony Bourdain e Burt Reynolds. “Pessoas de todo o mundo compartilharam milhões de postagens no Facebook para homenageá-los e também falar sobre o impacto global de seus trabalhos”, destaca a rede social.

Esses dados podem mostrar como as pessoas utilizam, cada vez mais, as redes sociais para debater temas importantes, celebrar momentos felizes e prestar homenagens, como uma extensão da “vida real”.

Por Camila Mitye
Equipe Zap

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *