Internet Sociedade Variedades

Etiqueta nas redes sociais: Seis dicas para se comportar bem

Que a internet é um espaço democrático todo mundo sabe, mas é sempre bom lembrar que a web não é “terra de ninguém”. Para se relacionar bem, especialmente nas redes sociais, é preciso um pouco de etiqueta, regrinhas básicas de comportamento para garantir a boa convivência, a preservação da sua imagem e o respeito às leis. Veja abaixo algumas dicas para aproveitar as redes sociais sem perder a etiqueta:

1 – Seja claro

A primeira dica é fazer bom uso do português. Uma boa comunicação acontece quando o emissor (quem envia a mensagem) é compreendido pelo receptor (quem recebe a mensagem), utilizando algum tipo de canal (no caso, as redes sociais). Para que a mensagem seja compreendida, é preciso que não haja “ruídos”, ou seja, que seja clara e objetiva. Para isso não precisa escrever “difícil”, basta respeitar as normas ortográficas da nossa língua. Afinal, uma vírgula no lugar errado é capaz de causar uma bela confusão.

2 – Seja educado

Essa é uma dica para a vida, que também deve ser levada para as redes sociais. Não seja desagradável nas conversas em grupo ou nos comentários dos posts alheios. Tudo bem se você ficou chateado por não ter sido convidado para o casamento do seu primo, mas perguntar em público por que não foi convidado vai ficar mais feio para você do que para ele. Além disso, as palavras mágicas da educação também podem ser aplicadas às redes –  bom dia, por favor e obrigada são sempre bem-vindos.

3 – Seja cauteloso

Cuidado com o que publica ou compartilha, uma grande quantidade de conteúdo falso circula pela web. É muito importante checar antes de postar se aquela frase foi realmente dita por aquele autor ou se aquela lei realmente existe. Lembre-se que os boatos ou informações falsas têm sempre um tom alarmante. Seja cuidadoso também ao postar imagens ou fotos sem autorização (e isso inclui imagens de crianças) – além de antiético é ilegal e pode render processo judicial.

4 – Seja ameno

É claro que você pode ter sua opinião e tem todo o direito de expressá-la nas suas redes sociais mas lembre-se que cada vez mais os recrutadores e profissionais de recursos humanos pesquisam o comportamento dos candidatos às vagas de trabalho na web para decidir sobre uma contratação – e quem manifesta opiniões muito radicais pode chamar atenção negativamente. Neste momento o seu chefe pode estar observando o comportamento de todos os colaboradores para decidir quem manter ou não em um momento de crise.

5 – Seja respeitoso

Faça constantemente a seguinte avaliação: Vale a pena perder a amizade dessa pessoa simplesmente para discordar da opinião dela? O bom debate é salutar, mas quando levado para o meio digital pode ser comprometido pela ausência do olhar e do tom de voz que uma conversa pessoal proporciona. Assim, é fácil que aconteçam desentendimentos. Portanto, avalie que talvez seja melhor deixar de expor o que você pensa em nome do bom convívio, respeitando a opinião do próximo e preservado a amizade.

6 – Seja equilibrado

Não faça da internet um muro de lamentações onde você diz o que não tem coragem de falar pessoalmente. Evite usar indiretas para atacar os outros ou lavar “roupa suja” discutindo abertamente com outras pessoas. Por fim, controle-se no overposting e não saia compartilhando conteúdo aleatoriamente sem parar – saiba escolher o que vai para sua time line, afinal, o que você posta é um reflexo do que você é e como os outros vão vê-lo.

Por Camila Mitye
Equipe Zap

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *