Se você tem menos de 30 anos, certamente acha difícil responder essa pergunta. Mas quem já tem mais tempo de vivência consegue se lembrar de como era viver antes da revolução digital que tomou conta do planeta desde a ascensão da internet e deve concordar – sem ela era tudo mais difícil. Neste ano de 2019 a Zap Telecom completa 15 anos de atividade e, como a internet é a alma do nosso negócio, resolvemos fazer uma reflexão sobre o quanto ela é importante pras nossas vidas.

Comunicação

Foi pra isso que ela surgiu, afinal, pra facilitar a comunicação entre pessoas a longa distância e permitir a troca de informações e documentos – algo além do desempenho limitado do fax, utilizado com a ajuda de uma linha telefônica. Computadores, smartphones, smart TV’s, tablets e até relógios inteligentes ampliaram as maneiras de trocar dados, mensagens e diversos tipos de mídia. Se parece comum pra você enviar uma mensagem pelo WhatsApp para um amigo distante ou resolver questões do trabalho trocando um simples e-mail, imagine que isso não seja mais possível para entender que sem a internet estaríamos mais isolados e com processos de trabalho muito mais lentos.

Conhecimento

Buscar conhecimento nunca foi tão fácil, afinal de contas, com a hegemonia da internet vimos nascer a era da hiperinformação. Seja para acompanhar o noticiário, pesquisar, estudar ou tirar dúvidas – na internet é possível encontrar qualquer tipo de informação (sempre checando a fonte e fugindo de conteúdo suspeito). O ambiente digital favorece a disseminação de informação – já que os custos de produção e impressão de livros, revistas e jornais é alto – e também de consumo, pois é fácil encontrar conteúdo de qualidade a custo zero. O famoso “dá um Google!” tornou a nossa vida mais fácil e trouxe informação pro nosso dia-a-dia de maneira rápida e fácil. Imagine ter que esperar até amanhã para ler a notícia de hoje? Pois era assim que funcionava antigamente.

Entretenimento

Filmes, séries e outros conteúdos à palma da mão, quando e onde você quiser consumir. Na era analógica (antes do boom digital), assistir seus filmes e séries preferidos dependia de muito esforço, que incluíam possuir um aparelho de videocassete (ou DVD player mais tarde) e uma conta na locadora da cidade. As salas de cinema e os canais por assinatura resistiram, mas seguem perdendo cada vez mais espaço para os serviços de streaming, plataformas online onde é possível assistir conteúdo quando quiser. O maior deles, a Netflix, é o símbolo dessa nova era e já é a aplicação que mais consome dados na internet mundial: 15% de toda banda transferida ao redor do globo passa pelos seus servidores, conforme indica um estudo da Sandvine publicado em outubro de 2018.

Consumo

A internet é um imenso shopping aberto 24 horas por dia, com a maior variedade de produtos do mundo. A forma de se consumir bens e serviços foi transformada nos últimos 30 anos e hoje é muito raro encontrar alguém que nunca fez uma compra online. A facilidade é para quem vende, que não necessariamente precisa de loja física, e para quem compra, que faz toda a transação sem sair do sofá e ainda pode devolver ou trocar se o produto não atender suas expectativas (direito resguardado pelo Código de Defesa do Consumidor Brasileiro). Além disso, a rede possibilita espaço para micro empreendedores e prestadores de serviço informais venderem seus produtos de maneira barata e sem necessidade de intermediários. Sem a internet, as relações de consumo, compra e venda estariam limitadas e bem menos evoluídas.

Há ainda diversas transformações não citadas aqui e outras tantas por vir nesse futuro que começamos a viver desde que a internet se espalhou pelo mundo. Testemunhe essa revolução com a Zap Telecom, que oferece internet fibra óptica de alta velocidade.

 

Por Camila Mitye
Equipe Zap

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *