Dicas Internet

Como economizar minha franquia de dados móveis?

Seja para usar um aplicativo de mensagem instantânea, o serviço de transporte particular ou aquele delivery no trabalho, uma coisa é fato – é impossível viver sem internet móvel hoje em dia. Mas o que fazer se a franquia de dados acaba? Ficar desconectado quando se está fora de casa pode te deixar incomunicável e trazer algumas dores de cabeça. Pensando nisso a Zap preparou um Manual de Economia de Dados Móveis. Além de oferecer internet fibra óptica ilimitada e de alta qualidade para a sua casa, a Zap te ajuda a economizar os dados móveis e continuar 100% online.

 

Internet Fibra Óptica é mais cara no Brasil?

Como contratar a melhor internet fibra óptica?

Quais as vantagens da internet fibra óptica?

 

Lembrando que a franquia de internet móvel, ou pacote de dados, é o limite de dados que você pode usar no seu celular por um determinado período de tempo.
Significa que, toda vez que você abre um aplicativo online ou acessa um site, gera dados de navegação que são descontados do valor total contratado junto à operadora.

Ao consumir todo esse valor, você é notificado pela operadora, que pode tanto reduzir sua velocidade drasticamente ou até mesmo cortar totalmente sua conexão via dados móveis, até que você pague novamente para ter acesso a um novo pacote.

Chato demais né? Por isso trouxemos algumas dicas do manual neste post, mas você pode conferir a versão completa clicando aqui.

Tá em casa? Desative os dados

Parece óbvio mas não é, desativar os dados móveis em casa ajuda a economizar sua franquia. Isso porque os dados são utilizados pelo seu smartphone se o Wi-Fi não estiver acessível (se você estiver num ponto distante onde o sinal do roteador é fraco, por exemplo). Desativar os dados na hora de dormir ou quando não estiver utilizando o aparelho também são dicas muito úteis.

Não faça download de apps

Tá na rua e viu um aplicativo que te interessa? Deixe para fazer o download em casa, quando estiver conectado na rede Wi-Fi. Ao baixar e instalar um app você acaba consumindo muitos megabytes que são descontados da sua franquia móvel.

Desative o download automático de mídia do WhatsApp

A memória do seu smartphone agradece – e o pacote de dados também. Afinal de contas, quando você desativa o download automático de mídia do WhatsApp o conteúdo que você recebe nos grupos ou dos seus contatos só fica visível, mas não é baixado. Assim você gasta menos franquia de dados móveis e de quebra economiza espaço interno.

Apps gastadores

Para economizar sua franquia é preciso conhecer seus hábitos de consumo de internet. Isso porque tem aplicativo que é mais “gastador” do que os outros e basta você acessá-lo por poucos minutos fora de casa para receber aquela mensagem da operadora avisando que já consumiu seu pacote mensal.

Por exemplo, se você assistir um vídeo de cerca de 10 minutos no YouTube enquanto espera atendimento no dentista, vai consumir cerca de 105 Mb da sua cota mensal. Para se ter uma ideia do quanto isso representa, no Brasil alguns planos de internet móvel oferecem pacotes de apenas 300 Mb (com velocidade de 300 kbps) e, após o consumo dessa franquia, o cliente sofre uma redução da velocidade para 32 kbps.

Quer mais dicas para economizar seus dados móveis? Então corra e confira o Manual de Economia de Dados Móveis da Zap.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *