Dicas Fibra Internet Planos SUMP

Como contratar a melhor internet fibra óptica?

Você já sabe que a internet fibra óptica é o que há de melhor no mercado atualmente no que diz respeito à qualidade e velocidade de conexão. Agora, como escolher a melhor? Trouxemos alguns pontos importantes que você deve observar a hora de decidir qual plano contratar para sua residência ou empresa.

 

Disponibilidade e perfil de consumo

O primeiro ponto é levantar quais operadoras oferecem internet fibra óptica na sua rua. Como a fibra óptica depende de uma estrutura física para chegar até o consumidor final, dependendo de onde você mora pode ser que ainda não haja cabeamento, ou que tenha poucas opções.

Neste caso, você deve considerar as opções disponíveis. Mas isso não te impede de procurar os provedores manifestando interesse, muitos deles expandem a rede de fibra óptica de acordo com a demanda já que o investimento nesse tipo de operação é alto. Então, quanto maior a procura, maior a chance do cabeamento chegar a determinado local.

 

Como você vai usar a internet? A gente já falou aqui que o perfil de consumo é outro fator determinante na hora de decidir pela contratação de um plano de internet e com a fibra óptica não é diferente. Um plano de 100 MEGA, por exemplo, é suficiente para uso doméstico, mantendo celulares e serviços de streaming com tranquilidade.

Quem joga online já precisa de mais banda, assim como quem trabalha com videoconferências ou precisa manter câmeras de monitoramento. Ou seja, para decidir qual a melhor internet fibra óptica para você, é preciso estar claro para que você precisa dela.

 

Participação no mercado, satisfação dos clientes e custo-benefício

Depois de identificar o seu perfil e os provedores disponíveis, é hora de analisar o serviço oferecido. Aqui três pontos são muito importantes: a participação da empresa no mercado, a satisfação dos clientes e o custo-benefício.

A participação no mercado não é totalmente determinada pelo tamanho da operadora. Segundo o levantamento Dados de Acessos de Comunicação Multimídia, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2018, a quantidade de conexões de internet banda larga fixa por fibra óptica realizadas por clientes de pequenos prestadores já supera a quantidade daqueles que contrataram o serviço de grandes operadoras, representando mais de 56% do mercado.

Ou seja, a maior parte do serviço é oferecido no Brasil pelos provedores locais.

Desta forma, é importante conhecer os provedores da sua região que podem te entregar um serviço mais eficiente do que os gigantes nacionais. A participação no mercado entre os pequenos pode ser observada ainda pelo posicionamento da marca na região, tanto na comunicação da empresa quanto na presença comercial. Quanto mais a empresa investe em comunicação, mais ela garante a estrutura e a eficiência do seu produto.

Já a satisfação dos clientes é algo a ser levado em conta em qualquer tipo de transação comercial. Procure pessoas ou empresas que já utilizam a internet fibra óptica dos provedores disponíveis na sua região e compare prós e contras. A gente ressalta que, como qualquer outro serviço prestado, a conexão à internet também está suscetível a falhas pontuais e problemas inesperados. Assim vale a pena investigar quais provedores respondem de maneira eficiente e rápida quando acionadas pelo cliente, com a disponibilização de vários canais de comunicação, praticidade para o contato e assistência técnica rápida e simplificada.

Por fim, observar o custo-benefício, a proporção entre o valor pago e o serviço obtido, é uma regra básica. E para conseguir essa informação é só seguir todos os passos que listamos acima. Ah, nem sempre preço baixo quer dizer melhor custo-benefício. Isso por que o preço deve estar associado à qualidade do serviço, que tem que ter o valor justo para garantir uma internet fibra óptica de qualidade, rápida e estável.

 

Por Camila Mitye

Equipe Zap