Cinema & Séries Dicas Internet Sociedade

Como a internet tem revolucionado a forma como você assiste TV

Você vai concordar: o modo como assistimos TV hoje em dia é bem diferente de 20 anos atrás. O que chamamos de TV aberta (o sinal captado gratuitamente das emissoras que têm concessão pública no país) pouco mudou, apesar de já observarmos uma tentativa de se adaptar. Mas a forma de consumir filmes, séries, notícias e música tem sido cada vez mais moldada pelo streaming. Assim, o espectador ganhou liberdade para assistir o conteúdo oferecido quando e onde quiser, em diversas plataformas, decidindo a própria programação.

Traduzindo para o português streaming significa transmissão, mas deriva do verbete ‘stream’, que por sua vez quer dizer corrente ou fluxo. Ou seja, é um tipo de transmissão que flui, não dependendo que o usuário faça o download do conteúdo que vai assistir, que é transmitido pela internet pelo serviço de streaming, que armazena tudo em seus servidores.

A ZapTV é um exemplo de serviço de transmissão de conteúdo de televisão via streaming, disponível ao vivo pela internet. Por meio do aplicativo exclusivo para smartphones e pela setup box para smartTV’s é possível assistir a programação de mais de 50 canais disponíveis, entre abertos e pagos. A novidade está disponível tanto para quem já é cliente quanto para os novos, que contam com combos exclusivos de lançamento.

Streaming, portanto, é um serviço que depende totalmente da internet. Aliás, seu perfil de consumo de streaming é determinante para a contratação de uma conexão à internet, especialmente a fibra óptica, que consegue entregar mais velocidade e maior estabilidade (fundamental para que a transmissão não trave). Uma família que consome conteúdo do YouTube, Netflix, Spotify e joga no Twitch ao mesmo tempo vai precisar de uma banda maior, por exemplo.

Falando em Netflix, um dos serviços de streaming de vídeos mais populares do mundo, a quarentena forçada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) representou um aumento expressivo em seu número de assinantes. No primeiro trimestre deste ano, a empresa ganhou 15,8 milhões de novos assinantes e chegou a uma base global de 183 milhões de clientes, de acordo com o The Hollywood Reporter. Mesmo com as concorrentes Amazon Prime, Apple TV+ e Disney+ em plena ascensão, o que pode significar que os usuários estão dispostos a pagar mais de uma assinatura para ter acesso às produções de diversos estúdios, especialmente com as salas de cinema fechadas e os lançamentos adiados.

A revolução digital tem provocado mudanças nas próprias emissoras de TV aberta em diversas partes do mundo. No Brasil, por exemplo, a TV Globo partiu para o streaming e lançou a globoplay, serviço onde o assinante pode rever o conteúdo transmitido pela emissora, produções antigas (como novelas de sucesso), além de programas criados exclusivamente para a plataforma.

Internet fibra óptica

Com o alto consumo de serviços como o streaming, que depende de muita banda, a estabilidade passou a ser ainda mais importante numa conexão à internet. A fibra óptica é diferencial neste ponto, mais estável, consegue transmitir dados de maneira constante, rodando com mais facilidade vídeos, jogos e lives. Essa estabilidade se dá também por fatores pouca interferência e baixa latência.

A Zap tem o plano de internet fibra óptica ideal para o seu perfil de consumo, e você ainda pode assinar os canais da ZapTV para assistir seus programas preferidos. Entre em contato e conheça as opções disponíveis para sua região.