Dicas Fibra Internet Sociedade

Casas inteligentes: Projeto de rede de internet desde a obra é essencial 

Dos filmes para a vida real, as casas inteligentes são uma realidade cada vez mais presente. A automação de residências e escritórios tem se popularizado com a chegada ao mercado de equipamentos inteligentes como aparelhos de TV, refrigeradores, lâmpadas, cortinas, ar condicionado, assistentes de voz, entre outros. É claro, para colocar tudo isso pra funcionar, uma conexão estável e potente é fundamental. Mas o que pouca gente sabe é que uma infraestrutura de rede bem feita faz toda a diferença para o bom funcionamento de todos os dispositivos eletrônicos conectados. E, se isso for planejado antes do início da obra, a garantia de um projeto funcional é ainda maior.

Projeto

Assim como o projeto elétrico e o hidráulico, o projeto de rede Wi-Fi também deve ser levado em conta ainda no planejamento da obra. A infraestrutura de rede não pode ser negligenciada, deixada para o final da obra – isso pode trazer transtornos como a quebra de paredes, sujeira e soluções aquém do ideal. Claro, caso a obra já tenha sido iniciada, ou o imóvel já esteja pronto, é possível fazer adequações mas com a consciência de que pode ser mais dispendioso. 

O projeto da rede é essencial para definir o traçado dos cabos, os pontos de acesso, onde priorizar a utilização direta de cabos de rede e a estimativa de sinal e área de cobertura, tanto para a rede Wi-Fi 5 GHz quanto para a 2.4 GHz. A rede estruturada vai levar em conta o tamanho do imóvel e a necessidade de cada ambiente, como tomadas de rede para SmartTVs e Home Office, por exemplo.

Além disso, os pontos de rede devem ser instalados em locais estratégicos, eliminando pontos cegos onde o sinal não chegaria e evitando objetos que podem causar interferência ou bloquear o sinal como espelhos, microondas, aquários e até mesmo paredes que, dependendo do revestimento, podem ser um obstáculo para a distribuição do sinal de internet. 

Materiais

É sempre importante investir em materiais de qualidade para garantir desempenho, segurança e durabilidade. Por exemplo, alguns modelos de cabo de rede disponíveis no mercado possuem tecnologia que levam em conta a flamabilidade da matéria-prima, o quanto pode ser inflamável, emitindo menor quantidade de fumaça e impedindo a propagação das chamas em caso de incêndio. A mesma dica vale para os demais equipamentos necessários como switch, pontos de acesso, câmeras e outros, optando por aqueles de melhor performance.

A rede de internet também é fundamental para a segurança de uma casa ou escritório com a instalação de câmeras de alta resolução conectadas à internet e o gerenciamento e armazenamento das imagens. Desta forma, com o auxílio de aplicativos para celular, é possível consultar as imagens das câmeras de segurança em tempo real.

Janelas Casacor Tocantins

A Zap Telecom é a internet oficial do Janelas CASACOR Tocantins, mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo realizada pela segunda vez na capital do estado, Palmas, entre os dias 20 de maio e 03 de julho. A exposição traz 21 ambientes idealizados e desenvolvidos por equipes de 23 profissionais de arquitetura, design de interiores, engenharia e paisagismo.

A estrutura montada pela Zap Telecom exclusivamente para o Janelas CASACOR Tocantins inclui rede Wi-Fi pública com capacidade para o acesso de 500 pessoas simultaneamente, e todas as operações da mostra, cada uma com um ponto de internet com link dedicado. As operações incluem restaurante, wine bar, sorveteria e loja de aromas.

Com 18 anos de experiência, a Zap Telecom oferece internet fibra de alta performance, ideal para um projeto de infraestrutura inteligente, residencial ou corporativo. Afinal, além de ser realizado com planejamento, cabeamento estruturado e os melhores equipamentos possíveis, um projeto desta natureza precisa de uma rede de internet fibra óptica de alto nível.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos consultores de vendas estão disponíveis também pelo Whatsapp.
👋 Olá, já escolheu seu plano?