Dicas Internet Sem categoria Variedades

Black Friday 2021: Dicas para comprar de forma segura e consciente

Todo novembro ela vem aí dividindo opiniões – tem gente que ama e consegue descontos imperdíveis e outros que acham que não passa do velho golpe “metade do dobro”. Sim, estamos falando da black friday, a sexta-feira que movimenta o comércio e promete ofertas arrebatadoras. Em tempos de e-commerce em alta, a black friday se tornou ainda mais atrativa, afinal, o consumidor brasileiro está cada vez mais habituado a comprar de forma virtual. Mas não dá pra esquecer que o país passa por um momento econômico difícil, com inflação em alta e desvalorização da moeda. Separamos algumas dicas para você aproveitar a black friday de forma segura e consciente.

Cabe no meu bolso?

Dominar o próprio orçamento é fundamental. Antes de adquirir qualquer bem ou serviço é preciso ter noção do impacto que aquela dívida vai causar no orçamento familiar mensal. A dica é colocar no papel a renda e os gastos básicos, pra ter certeza de que é possível gastar aquela grana na black friday.

Isso porque o produto pode estar com um preço excelente, mas ao comprar de forma parcelada é importante lembrar que você terá aquele gasto mensal a mais por alguns meses no futuro. E tem mais: o próximo ano começa com uma série de obrigações tributárias para pagar (IPTU, IPVA, etc), ou seja, é bom ter cautela antes de exagerar nas compras.

Priorize o necessário

Como a gente disse no começo, com a inflação em alta o preço dos produtos acaba flutuando com mais frequência – especialmente itens alimentícios. Na hora de fazer uma aquisição, é importante priorizar o que é mesmo necessário. Por exemplo, se a sua geladeira é muito antiga e apresenta sinais de desgaste, o mau funcionamento do eletrodoméstico pode ocasionar mais gastos na conta de energia elétrica. Assim, comprar um modelo novo, mais econômico, pode ser uma boa pedida, principalmente aproveitando as oportunidades da black friday. Nesse caso, a compra reflete uma economia na conta de energia.

Pesquisar, pesquisar e pesquisar

A velha dica de pesquisar com antecedência e acompanhar a evolução dos preços é válida sempre. Mas se você está lendo esse texto só agora, às vésperas da black friday, ainda dá tempo de conferir se o preço do produto está mesmo valendo a pena. Existem diversos sites e aplicativos que comparam preços, como Buscapé, Bondfaro e Zoom, onde é possível ver em gráfico o valor do produto em determinado período. Assim dá para perceber se está realmente mais baixo do que antes ou se o valor está na média de sempre.

É de confiança?

O golpe tá aí, cai quem quer. Já ouviu essa frase, né? Não é bem assim. Os golpistas estão sempre criando novas formas de tomar o seu dinheiro e, por mais que você ache que não vai cair em um golpe, pode ser a próxima vítima. Na black friday fica ainda mais fácil para os malfeitores conseguir novas vítimas, afinal, nessa época as pessoas estão mais suscetíveis a ofertas mirabolantes e descontos impossíveis. Assim fica fácil clicar em um link mal intencionado com cara de super promoção.

Se você não quer ser a próxima vítima, pega essas dicas:

– Não clique em links suspeitos, desconfie sempre de mensagens compartilhadas diversas vezes nas redes sociais, enviadas por SMS ou por e-mail

– Confira a URL (endereço virtual) do site e na dúvida visite a página oficial da loja ao invés de clicar em anúncios ou links

– Cuidado com e-mails falsos sobre compras que você não fez. Se você não reconhece a compra, não clique em nenhum link, pode ser uma armadilha

– Pesquise a reputação da loja em sites de avaliação de outros consumidores. Em caso de compras pelas redes sociais, leia os comentários antes de fazer uma compra.

Mas o “golpe” também pode vir da loja oficial, então seguem dicas para evitar dores de cabeça:

– Confira o preço do produto o carrinho, que deve ser o mesmo anunciado na oferta

– Faça prints da tela durante todo o processo de compra, eles podem servir de comprovação em caso de problemas no futuro

– Leia atentamente as condições da oferta, se há possibilidade de troca ou devolução (no caso de compras em lojas físicas). Geralmente produtos em oferta não podem ser trocados.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossas consultoras de vendas estão disponíveis também pelo Whatsapp.
👋 Olá, já escolheu seu plano?