Internet

Aparelho celular é o principal meio utilizado pelo brasileiro para acessar a internet

Desde que a Apple apresentou ao mundo a primeira versão do Iphone, em 2007, um conceito totalmente novo para um dispositivo muito popular – o telefone celular – os aparelhos inteligentes, ou smartphones, passaram a ter um novo papel na vida das pessoas. A tecnologia evoluiu e passamos a andar por aí com um único aparelho capaz de reunir vários outros juntos (computador, televisão, relógio, câmera fotográfica, entre outros). Desde então, o celular passou a ser o principal meio de acesso à internet para a maioria das pessoas.

Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada no início do ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 77,1% dos brasileiros possuíam algum celular. Os dados são de 2016 e mostram que o celular continua a ser o principal aparelho para acessar a internet no Brasil – o eletrônico era usado por 94,6% dos internautas na época do levantamento, à frente de computadores (63,7%), tablets (16,4%) e televisões (11,3%).

Os números só demonstram o que já vemos diariamente pelas cidades: as pessoas estão cada vez mais conectadas com a ajuda de seus celulares. Os aparelhos são fundamentais para a comunicação hoje em dia, já que a mesma pesquisa apontou que 94,6% dos internautas utilizam os smartphones para trocar mensagens (de texto, voz ou imagens) por aplicativos de bate-papo. Seja para falar com um amigo ou fechar um negócio, os aplicativos de mensagens são os preferidos nestas e em várias outras situações.

Tais dados refletem como se comporta a sociedade brasileira contemporânea, conectada com a ampla personificação permitida pelos smartphones numa experiência única – desde o acesso remoto a dados bancários a aplicativos de navegação em tempo real. São milhares de aplicativos lançados todos os dias, gratuitos ou não, que possibilitam o acesso fácil a diversos serviços e atividades, tornando a vida mais prática e cômoda.

São tantas possibilidades e ferramentas que o fato de ser um aparelho utilizado para fazer e receber ligações talvez seja a mais simples de suas tarefas.

Por Camila Mitye
Equipe Zap

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *