Dicas Fibra Internet Planos Sociedade

A Internet Fibra Óptica tem limite de franquia?

internet fibra óptica ilimitada

Se você já recebeu aquela mensagem da operadora de dados móveis avisando que consumiu 100% da sua franquia de internet sabe a frustração que isso significa. Mas e a internet fibra óptica, tem limite de franquia? A gente já adianta que a internet fibra óptica da Zap é ilimitada. Quem tem um dos planos de internet da Zap não passa por esse tipo de dor de cabeça.

 

Internet Fibra Óptica é mais cara no Brasil?

Como contratar a melhor internet fibra óptica?

Quais as vantagens da internet fibra óptica?

 

Mas a limitação da franquia de internet banda larga tem sido tema de debate no Brasil há alguns anos. De um lado, as grandes operadoras tentam implementar limites, redução da velocidade, cobrança de tráfego excedente ou suspensão do serviço de internet fixa, e de outro a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tenta regulamentar a prática e impedir que o consumidor seja prejudicado.

Em 2016, a Anatel expediu uma medida cautelar proibindo a limitação de franquia de internet banda larga para qualquer provedor com mais de 50 mil acessos. Desde então, o tema seguiu sendo questionado pelos gigantes das telecomunicações do Brasil e alguns deles ainda praticam a venda de planos limitados.

Em junho de 2020, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu arquivar o processo que acompanhava esses atos da Anatel, retirando da pauta do biênio 2019-2020, com a justificativa de escassez de pessoal e priorização de outras iniciativas regulamentares. Portanto, o tema segue ainda sem definição.

Mas de 2016 pra cá, a oferta de internet banda larga, principalmente a fibra óptica, tem crescido consideravelmente entre os provedores regionais.

Provedores estes que oferecem, em geral, franquia ilimitada e internet fibra óptica de qualidade, ampliando a concorrência e conquistando uma fatia considerável do mercado. Segundo o levantamento Dados de Acessos de Comunicação Multimídia, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2018, a quantidade de conexões de internet banda larga fixa por fibra óptica realizadas por clientes de pequenos prestadores já supera a quantidade daqueles que contrataram o serviço de grandes operadoras, representando mais de 56% do mercado. Ou seja, a maior parte do serviço é oferecido no Brasil pelos provedores locais.

Essa alta procura pelos provedores regionais pode demonstrar que o consumidor brasileiro não está mais disposto a aceitar as condições limitantes estipuladas em contrato pelas grandes operadoras, quando elas dominavam o mercado. Afinal de contas, a concorrência favorece o consumidor, que tem diversas opções disponíveis e ainda pode contar com vantagens como assistência técnica facilitada e canais acessíveis de comunicação.

Dados móveis

E se você está cansado de sofrer com a redução da franquia quando está utilizando seu smartphone por aí, a Zap preparou um Manual de Economia de Dados Móveis, um guia repleto de dicas para te ajudar a economizar e continuar usufruindo da internet móvel.