Dicas Internet

A internet caiu? Cinco passos simples que podem resolver

“Não foi possível conectar-se à internet” – a frase que você lê quando a sua internet cai e te deixa bastante irritado. Mas antes de pegar o telefone e ligar para a operadora existem alguns passos que você pode fazer por conta própria e voltar a acessar a web de forma simples. Confira nossas dicas abaixo.

  1. Cheque os cabos

Se houver qualquer problema nos cabos que são conectados ao roteador, você poderá ficar sem internet ou com a conexão bastante prejudicada. Oscilações de energia também podem desligar o modem momentaneamente, deixando o usuário sem internet.

  1. Resete o modem

Reiniciar o modem ou apenas retirá-lo da tomada já podem fazer com que sua conexão se restabeleça. Porém, evite resetar o aparelho seguidamente devido ao risco de zerá-lo e perder todas as configurações.

  1. Problema no Wi-Fi

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de conexão sem fio, verifique se você está conectado à rede sem fio clicando em “Exibir redes sem fio disponíveis” e veja se sua rede está disponível. Se sua rede sem fio estiver disponível, tente reparar a conexão para tudo voltar ao normal. Caso você não use internet sem fio, pode tentar reparar a conexão clicando no ícone representado por dois computadores na barra ao lado do relógio.

Além disso, a conexão sem fio não é tão rápida e nem tão estável como a conexão usando o cabo LAN. Use um cabo deste tipo e verifique se a internet volta a funcionar de forma eficaz. Caso seja esse o problema, é bom investir em um roteador melhor para voltar a conectar-se por Wi-Fi.

  1. Programas, firewall e vírus

Cabos, modem e roteador funcionando normalmente e você continua off-line? Calma! Pode ser que seu computador possua algum programa ou malware que esteja afetando a internet. Teste em outros dispositivos como smartphones e tablets e veja se a conexão está funcionando normalmente. Verifique também se as configurações de firewall estão afetando a máquina.

  1. Pergunte aos vizinhos

Se você seguiu todos esses passos e continua sem internet, pode ser que um problema técnico esteja afetando a sua região. Nesse caso, checar com os vizinhos que são clientes da mesma operadora pode ajudar. Caso seja o único sem conexão da vizinhança será preciso entrar em contato com a sua operadora para resolver o problema, situação que muitas vezes é resolvida com orientações pelo telefone.

Por Camila Mitye
Equipe Zap

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *