Dicas Internet Sociedade Variedades

A Black Friday vem aí – Prepare-se para não cair em ciladas

A sexta-feira mais famosa do ano para o comércio mundial está chegando – no próximo dia 23 acontece a tão esperada Black Friday. O dia de liquidações acontece também no Brasil, tanto em lojas físicas quanto no comércio online. Em muitos lugares os descontos já começaram a ser oferecidos desde segunda-feira, 19.

A data surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 90 quando o comércio iniciou uma tradição de abrir oficialmente as vendas de Natal um dia após o dia de Ação de Graças (celebrado na última quinta-feira de novembro). Com o tempo grandes lojas foram aderindo e os clientes passaram a esperar pela Black Friday não só para antecipar as compras de Natal mas também para adquirir itens que planejavam comprar com um desconto maior.

Porém, ao longo dos anos o consumidor passou a perceber que em alguns casos havia uma tentativa de ludibriar o cliente. Apelidada de “Black Fraude”, a sexta-feira de promoções ficou com má fama no Brasil depois que muitos consumidores perceberam que algumas ofertas não passavam da “metade do dobro”, ou seja, as lojas aumentavam os valores dos produtos para forjar um desconto.

Pesquisa antecipada

Por isso a pesquisa de preços antecipada é a melhor forma de se prevenir e não cair em ciladas na Black Friday. Hoje, com auxílio de diversos sites que comparam preços de produtos na internet, é possível acompanhar a variação de valor de determinado produto, assim como solicitar um aviso por e-mail quando há alguma promoção. A dica é começar a acompanhar o preço daquele smartphone alguns meses antes para saber se o desconto oferecido na Black Friday realmente está valendo a pena.

Mas se você não fez isso antes e ainda assim quer aproveitar as liquidações a outra dica é levar consigo o celular ou tablet com internet para as lojas e comparar os preços instantaneamente. Há variações enormes dos preços praticados nas lojas físicas e online. Mas caso o preço online esteja mais convidativo, é preciso levar em conta alguns detalhes como a disponibilidade em estoque, o tempo de entrega e o valor do frete. Tudo isso influencia no valor final do produto, que pode acabar saindo mais caro.

Observe as condições

Ao adquirir serviços como tratamentos estéticos, passagens aéreas e hospedagens preste muita atenção às condições estabelecidas na oferta. O serviço ofertado com desconto geralmente está atrelado à realização ou utilização em período específico, com condições pré-estabelecidas. Passagens aéreas muito baratas geralmente não possuem franquia de bagagem, por exemplo. Desta forma, leia todas as linhas pequenas antes de passar o cartão pois nesses casos conseguir um reembolso costuma ser uma missão quase impossível.

Prepare-se para as filas

Uma coisa é certa – quem for às compras nesta sexta-feira tem que estar preparado para enfrentar longas filas. Por mais que as lojas se preparem e aumentem o efetivo de vendedores e caixas, ainda é insuficiente para atender o grande volume de consumidores à procura de ofertas imperdíveis. Por isso não adianta se estressar, esteja preparado – leve uma cadeira de praia, água e até um lanchinho.

Me arrependi, e agora?

Compras feitas em períodos promocionais em lojas físicas geralmente não permitem troca ou devolução e isso possui amparo legal. No caso das compras online, o consumidor pode trocar ou devolver em até 7 dias após o recebimento, segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Neste caso, o consumidor tem direito ao ressarcimento integral, assim como fica livre de arcar com as despesas de logística reversa.

Mas a melhor forma de evitar dores de cabeça com um processo de devolução ou troca é não comprar no impulso. Caso não tenha pesquisado o suficiente ou não esteja realmente precisando daquele produto, não compre apenas por achar que está valendo a pena. Muitas lojas continuam dando bons descontos até o final do ano, por conta do Natal, e no caso dos aparelhos eletrônicos talvez seja até melhor esperar até segunda-feira, 26. Chamada de Cyber Monday, a primeira segunda pós Black Friday é dedicada às ofertas de produtos eletrônicos (como smartphones e computadores), quando você pode encontrar preços ainda melhores.

Por Camila Mitye
Equipe Zap