Fibra Internet Sociedade Variedades

5G começa a funcionar no Brasil: Aparelhos precisam ser compatíveis 

A quinta geração de internet móvel finalmente desembarcou no Brasil. Os moradores da capital federal Brasília (DF) foram os primeiros a ter acesso ao sinal de internet “5G puro” a partir desta quarta-feira, 06 de julho. A cidade é a primeira do país com o chamado 5G SA (standalone), com infraestrutura própria e sem dependência de antenas utilizadas pelo 4G (5G DSS, também chamado de “5Gzinho”), servindo de piloto para as demais capitais brasileiras.

A princípio, a maior parte da cobertura 5G no Distrito Federal estará concentrada no Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte, Águas Claras, Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Guará. Segundo o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as capitais do país devem ter o 5G funcionando até 29 de setembro. Para os outros 5.567 municípios brasileiros, o calendário de implantação é longo e vai até 2029.

Meu aparelho é compatível?

Já circulam pelas redes imagens dos usuários do Distrito Federal usufruindo da rede 5G, com testes de velocidade chegando a mais de 1G de download e o ping de 14 ms. A baixa taxa de latência, uma das promessas do 5G, parece ser mesmo realidade.

Porém, para navegar pelas ruas utilizando o 5G é necessário um smartphone ou tablet compatíveis. A própria Anatel disponibiliza uma lista em seu site de aparelhos que já são preparados para a tecnologia. 

No caso da Apple, apenas os modelos mais recentes como iPhone 12, iPhone 13 e iPhone SE já chegam ao mercado com a tecnologia 5G. Já os aparelhos com sistema operacional Android, é possível consultar no próprio telefone (nos ajustes, opção “tipo de rede”).

Antena parabólica

Se você utiliza antena parabólica (TVRO), provavelmente terá que trocar o aparelho para não perder o sinal de TV aberta. Isso porque, com a disponibilização do 5G standalone, pode ocorrer a perda de sinal de TV aberta via parabólica, sendo necessário a substituição do equipamento nas residências pelo novo kit de TV digital (antena e conversor). A Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF) informou que no Distrito Federal há uma demanda estimada de 3.341 TVROs para substituição.

Wi-Fi

A nova fronteira digital vai possibilitar uma integração ainda maior entre as casas, empresas, indústrias, hospitais, etc, e as cidades, fazendo da internet banda larga fixa de alta qualidade algo indispensável. Com o avanço do setor de telecomunicações, a perspectiva é que possamos vivenciar ainda mais o melhor da experiência online, dentro ou fora de casa.

Viva a melhor experiência com a internet fibra óptica da Zap Telecom

Prepare-se para viver todas as possibilidades que essa nova revolução digital promete. Com a Zap Telecom você tem os melhores planos de internet 100% fibra óptica com bônus de velocidade e muitos benefícios. Ligue 0800 646 0048 e saiba mais sobre os planos e condições que só a Zap Telecom oferece.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos consultores de vendas estão disponíveis também pelo Whatsapp.
👋 Olá, já escolheu seu plano?