Dicas Fibra Internet Planos Sociedade

5 mitos sobre a internet fibra óptica

A internet fibra óptica tem se popularizado cada dia mais no Brasil, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como ela funciona. A gente já falou aqui sobre as vantagens da fibra, como contratar e se é mais caro no Brasil.

Hoje vamos falar dos mitos que existem sobre essa tecnologia, que é o que há de mais moderno em termos de conexão à internet no mundo.

1 – Internet fibra óptica é mais cara

Mito. 


Três fatores são fundamentais para o baixo custo da internet fibra óptica para o consumidor final hoje em dia – a popularização do serviço, a utilização da luz para a transmissão de dados (e não eletricidade, o que reduz custos) e a durabilidade do circuito, que demanda menos manutenção. Além disso, o crescimento do número de provedores regionais aqueceu o mercado, favorecendo a concorrência e aumentando a oferta do serviço em diversas regiões do país.

2 – A instalação é mais complexa

Falso.


Os cabos de fibra óptica são mais leves, menores e mais flexíveis, o que torna o transporte e a manipulação bem mais fácil. Além do mais, os técnicos que atuam na instalação dos circuitos são capacitados e constantemente atualizados quanto ao processo de instalação, que atualmente é rápido e simples, sendo necessário apenas que a rede já tenha chegado às proximidades do local desejado.

3 – Por serem de vidro, os cabos são mais frágeis

Não.


O vidro da fibra óptica é composto por um material extremamente forte, a sílica ultrapura, altamente resistente a temperatura e pressão. O revestimento, reforçado com fios de aramida ou fibra de vidro e envolvido por materiais como Kevlar, torna os cabos da fibra óptica menos suscetíveis a deterioração do que os convencionais.

4 – Os hackers não podem invadir a fibra óptica

Essa bem que poderia ser verdade, mas é parcialmente um mito.


Acontece que, teoricamente, é mais fácil para um hacker interceptar um cabeamento elétrico pois o cabo de cobre pode permitir o vazamento de sinal e dar acesso aos dados transmitidos a terceiros. Isso não seria possível com a fibra óptica, devido à transmissão de dados por meio da luz. A única forma de, talvez, acessar os dados, seria haver contato físico com a fiação.

5 – O cabo de fibra óptica para na rua, não vai até a casa do cliente

Errado.


Atualmente, a maioria dos provedores de fibra óptica, como a Zap, trabalham com o sistema de distribuição FTTH (sigla em inglês para fiber to the home, ou fibra para o lar), em que o cabo é levado até a residência do cliente. O resultado é a melhor transmissão de dados e maior segurança para o cliente, já que a fibra óptica não conduz eletricidade como os cabos metálicos.

Zap

A gente não cansa de lembrar o quanto a internet fibra óptica é a opção ideal pra quem não abre mão do que há de melhor. Entre em contato com a Zap, conheça os planos e valores disponíveis.