Internet Sociedade Variedades

5 aplicativos para ajudar no gerenciamento da produção rural

agro apps

O mundo agro é cada vez mais tech e as soluções tecnológicas são de grande utilidade para a produtividade e a rentabilidade do produtor rural. As inovações que integram a nova era agro 4.0 incluem equipamentos como drones e máquinas que trabalham com inteligência artificial, mas também conta com aplicativos que tornam a rotina no campo mais prática e moderna.

E pra facilitar ainda mais a vida, listamos alguns destes aplicativos, gratuitos ou pagos, que podem ser encontrados para os sistemas Android ou iOS (iPhone). Confira!

Guia InNat

Desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Guia InNat é um banco de imagens e informações sobre as características físicas e a atuação de agentes naturais de controle de pragas (predadores e parasitoides).

A proposta do app é auxiliar no controle de pragas de forma natural, subsidiando os agricultores com informações sobre como podem identificar artrópodes que são controladores naturais, para que possam preservá-los no sistema produtivo.

O guia conta com dados que contemplam os diversos biomas do Brasil (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal).

Categoria: Gratuito

Disponível para: Android

Agritempo

Outro aliado tecnológico também desenvolvido pela Embrapa é o Agritempo – Sistema de Monitoramento Agrometeorológico. Por meio do aplicativo é possível obter informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios e estados brasileiros.

Conforme o próprio Agritempo informa, “além de informar a situação climática atual, a base de dados do sistema apoia o desenvolvimento das recomendações do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (ZARC), uma política mantida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil”.

Algumas das suas funcionalidades são: mapas de monitoramento, mapas de previsão do tempo, mapas de índice de seca e histórico de chuvas.

Categoria: Gratuito

Disponível para: Android

AgroPocket

Prometendo “simplificar a vida do produtor rural moderno, com ferramentas e benefícios para o manejo, a gestão, a proteção da sua lavoura, do seu negócio e da sua propriedade”, o aplicativo AgroPocket conta com diversas funcionalidades. Acessando-o pelo smartphone, o produtor rural pode, por exemplo, converter o valor do seu produto cotado em bolsa, seja em dólares por bushel ou dólares por libra, a partir da opção “Precificação de Commodities”.

Outras ferramentas disponíveis no AgroPocket são a Calculadora de Calagem e Adubação e o ChatRoom, uma espécie de rede social agrícola onde é possível publicar textos, imagens e vídeos, interagir com outros usuários, enviar e receber alertas de todo o Brasil ou regiões específicas.

Categoria: Gratuito

Disponível para Android e iOS

Aegro

Se o que você precisa é de uma ferramenta que te auxilie no controle operacional e financeiro da sua propriedade, o Aegro pode ser uma boa opção. Focado na gestão rural, o aplicativo oferece soluções para melhorar o planejamento das atividades do campo.

Com ele o produtor pode lançar observações com geolocalização e fotos, controlar os abastecimentos e as manutenções de máquinas, registrar leitura de pluviômetros e acompanhar a quantidade acumulada de precipitação na safra, consultar o estoque da fazenda, entre outras ações.

O Aegro trabalha de forma integrada com o software de mesmo nome para computador.

Categoria: Pago (com versão de teste gratuita)

Disponível para: Android e iOS

JetBov de Campo

Voltado para o criador de gado, o JetBov oferece uma alternativa digital aos registros intermináveis em planilhas, muitas vezes feitas ainda no papel. Com ferramentas para a realização do manejo do curral e dos animais, o sistema permite o registro de pesagem do gado, vacinas, vermífugos, procedimentos sanitários, inseminação, exame de toque e parto de bezerros com foto, além da inserção de informações sobre troca de lote para venda e automação da coleta.

A ficha detalhada individual do animal é uma das funcionalidades do app, que conta com gráficos para acompanhamento do ganho de peso e histórico sanitário. O JetBov promete levar menos de 12 segundos para pesar o animal individualmente, com uso do leitor de brinco eletrônico e comunicação via Bluetooth com a balança digital.

Categoria: Pago (com versão de teste gratuita)

Disponível para: Android e iOS

Mais fibra pro campo

As ferramentas são úteis, mas são limitadas sem uma conexão de qualidade. E se você procura uma internet fibra óptica potente, a Zap oferece o AgroZap, um plano voltado para as necessidades do campo. É conexão de alta velocidade com suporte técnico presencial e remoto, circuito protegido e IP fixo, uma estrutura que vai impulsionar sua produtividade e agilizar as vendas.

Para mais informações, entre em contato com o call center ou o atendimento virtual via WhatsApp, pelo número 0 800 646 0048.

Agrotins 2020

A Zap é a internet oficial da Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 100% Digital, que em 2020 é realizada totalmente em ambiente virtual. Para que a feira, um dos maiores eventos de agronegócio do país, aconteça totalmente de forma online, foi preciso uma estrutura veloz e estável, uma conexão fibra óptica de alta qualidade como a da Zap.

Assim, será possível que produtores, especialistas e o público em geral de todo o canto do Brasil acompanhem a programação da Agrotins 2020.

Por Camila Mitye
Equipe Zap