Fibra Internet Marketing Variedades

1º ISP Summit: Um encontro de ideias e propósitos

Com a presença de cerca de 100 empresários proprietários de ISP’s (sigla em inglês para Provedor de Serviço Internet), o 1º ISP Summit foi um dia intenso de imersão em conhecimento e networking. Realizado em Palmas (TO) na sexta-feira, 08 de outubro, o evento exclusivo para empresários do setor foi organizado pela Zap Telecom, com apoio da Provetec, Fiber, DPR e ID.CORP.

O CEO da Zap, Aureliano Arantes, destacou a oportunidade oferecida pelo evento de aprender, somar e trocar experiências sobre o mercado de telecomunicações, tendências e desafios. O empresário, que está há 17 anos no ramo, apresentou o painel “Os 7 passos para o sucesso do seu provedor”, onde dividiu com os colegas os aprendizados e conquistas da sua trajetória. Entre os passos citados por ele, destacou a necessidade de uma pesquisa de mercado bem feita, que consiga identificar a viabilidade do negócio, a definição do público-alvo, capaz de orientar a estratégia de vendas, a importância do planejamento, contando com um cronograma de fácil execução, entre outros.

Aureliano Arantes, CEO da Zap Telecom, falou sobre a oportunidade de compartilhar conhecimento e aprenderem juntos no 1º ISP Summit (Foto: Raquel Carneiro)

“Nós provedores que estamos aqui reunidos atendemos juntos um público de mais de 133 mil clientes”, disse, ressaltando ainda que “os ISP’s atenderam o chamado desde o início da pandemia e garantiram a conexão demandada. Se fosse depender apenas das grandes operadoras, o povo brasileiro dificilmente conseguiria trabalhar de casa”. 

Clique aqui para acessar as fotos oficiais do evento

Liderança

Segundo o Panorama Setorial de Telecomunicações da Anatel (2020), juntos, os provedores regionais ocupam o primeiro lugar no market share de provimento de internet banda larga fixa no Brasil, com 35,8%, acima das gigantes Claro, Vivo e Oi. Além disso, dados da pesquisa TIC Provedores (Comitê Gestor da Internet, CGI.BR, 2020) apontam que 91% dos ISP’s regionais oferecem o serviço de internet fibra óptica, investindo no que há de mais moderno em termos de tecnologia de conexão à rede.

A conjuntura nacional e as possibilidades de fusão dos provedores também foram temas abordados pelo especialista Gustavo Freitas no 1º ISP Summit (Foto: Raquel Carneiro)

Mestre em Competitividade com ênfase no setor de telecomunicações, Gustavo Freitas, sócio fundador da Atos Mobile, apresentou um panorama da atuação dos ISP’s no Brasil e as oportunidades de crescimento. De acordo com o especialista, apenas na região Norte do Brasil existem 2,4 milhões de residências e empresas sem internet fibra óptica. “O mais interessante desse evento é que ele tem essa característica regional. Porque, por mais que a internet seja esse negócio global, nacional, as oportunidades e as dificuldades têm características bem locais. Então esse primeiro ISP Summit trouxe questões e apontamentos locais e essa integração entre os provedores de estados como o Tocantins, o Pará e o Maranhão”, disse o especialista.

União

A necessidade de união entre os provedores regionais, trabalhando de forma estratégica, também foi ressaltada no encontro, levando em conta os dados apresentados pelos palestrantes que trazem perspectivas otimistas para o mercado de telecomunicações.

“Essa união é necessária para nossa sobrevivência. Principalmente por estratégia de mercado, para redução de custos, construção conjunta de redes ópticas, e etc. Nós só temos a ganhar com a união, seja como parceria ou até mesmo sociedade entre provedores, a fusão. Hoje o mercado está se consolidando e os grandes players estão de olho nos provedores, que têm ganhado espaço e muitas vezes ditado o mercado”, afirmou José Ribamar Barros, proprietário da Neolog, provedor de internet com atuação no sul do Maranhão.

Sobre essa necessidade, Aureliano Arantes pontuou que “a ideia é que a gente se una mais, conscientizando todos os proprietários de ISP da importância que eles têm no mercado e da importância do mercado na nossa vida. Todos os temas que foram tratados no 1º ISP Summit foram fundamentais para que possamos respeitar o mercado e trabalhar de forma coesa e coerente, oferecendo o melhor serviço não pelo preço mais barato, mas pelo valor agregado ao nosso serviço”.

Conhecimento e networking

O 1º ISP Summit contou com uma programação variada, que incluiu, além dos já citados, temas como Compliance e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Não incidência de ICMS em Serviços de Valor Adicionado (SVA); Direitos dos provedores com relação às concessionárias de energia elétrica; Ameaças e oportunidades da tecnologia 5G; e Mercado Internacional e Tendências.

Donos de ISP’s e especialistas debateram os rumos do mercado de internet (Foto: Raquel Carneiro)

Patrícia Abreu, sócia da Globalnet, que atua em cinco cidades do Pará, elogiou a iniciativa da realização do evento. “Nós conhecemos pessoas novas, de outros estados, trocamos experiências. Espero que tenhamos a segunda, a terceira, outras edições desse seminário que com certeza foi muito proveitoso”, disse.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossas consultoras de vendas estão disponíveis também pelo Whatsapp.
👋 Olá, já escolheu seu plano?